O que é Ergonomia?
A palavra Ergonomia deriva do grego Ergon [trabalho] e Nomos [normas, regras, leis]. “A Ergonomia é o estudo científico da relação entre o homem e seus meios, métodos e espaço de trabalho. Seu objetivo é elaborar, mediante a contribuição de diversas disciplinas científicas que a compõem, um corpo de conhecimentos que, dentro de uma perspectiva de aplicação, deve resultar numa melhor adaptação ao homem dos meios tecnológicos e dos ambientes de trabalho e de vida.” (Congresso Internacional de Ergonomia, 1969).
A ergonomia vem auxiliando no aumento da produtividade das empresas e também na qualidade dos produtos oferecidos ao mercado, influenciando diretamente na qualidade de vida dos trabalhadores, quando a mesma é aplicada com a finalidade de melhorar as condições ambientais. Os Ergonomistas contribuem para o planejamento do projeto e a na avaliação das tarefas, seus respectivos postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas tornando-os compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações dos usuários.
NR – 17
A norma da ABNT NR 17, é o conjunto de normas que regulamenta a utilização de materiais e mobiliário ergonômico, condições ambientais, jornada de trabalho, pausas, folgas e normas de produção no Brasil. A NR 17 foi estabelecida em 23 de novembro de 1990 pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, com base na saúde e bem estar do ser humano, dentro do ambiente de trabalho. A NR 17 possui vários tópicos diferenciados, nos quais a empresa tem de se adaptar, para melhor cuidar de seus funcionários. A norma NR 17 aborda diferentes temas, tais como:
– Iluminação
– Mobiliário
– Ruídos
– Condições sanitárias, entre outras.
Esses aspectos estabelecidos na NR 17 foca no bem estar do ser humano, para melhorar a saúde e o desenvolvimento de cada pessoa. A NR 17, varia de acordo com o ambiente de trabalho, abrangendo em aspectos comuns, regulamentando desde a iluminação do ambiente, ao apoio do pé (caso seja necessário dependendo a função), com base na medicina do trabalho.
Os móveis e as cadeiras da PrinDesign estão dentro das normas da ABNT